O diamante é uma forma alotrópica do carbono, de fórmula química C.
Cristaliza no sistema cúbico, geralmente em cristais com forma octaédrica (8 faces) ou hexaquisoctaédrica (48 faces), frequêntemente com superfícies curvas, arredondadas, incolores ou coradas.
O carbono é um elemento que existe em abundância na Terra. Os diamantes são produzidos a partir de carbono originário do manto terrestre e de carbono orgânico proveniente de corpos e conchas de microrganismos e algas. Este carbono foi depositado no solo e posteriormente enterrado em rochas que acabaram por ser enterradas e arrastadas para profundidades cada vez maiores através dos movimentos da crosta terrestre. A formação do diamante dá-se na presença de condições específicas. Em grandes profundidades, existe uma pressão e temperatura extremamente elevadas. Em locais situados entre 140 a 190 quilômetros de profundidades, em que as temperaturas rondam os 1100ºC e os 1400ºC temos as condições perfeitas para a formação de diamantes. É um processo demorado, que pode levar milhões de anos.
Outra fonte de produção de diamantes é o local de impacto de um meteoro. As altas temperaturas associadas a uma enorme pressão provocam a formação de micro diamantes. Estes diamantes são utilizados em estudos geológicos para determinar pontos de impacto de meteoros no passado através da sua presença em determinados pontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário